Declaração de IRPF 2011: cuidados que você deve tomar
27/02/2011
O comprovante de rendimentos obtidos em 2010 já está sendo entregue pela Diretoria de Recursos Humanos. Nele você vai encontrar além dos valores de rendimentos, gastos com previdência e imposto retido, as seguintes informações:
1. Gastos com o plano de saúde - Unimed
2. Gastos com plano de saúde - Santa Genoveva
3. Diferença de 11% - Sentença judicial
Importante lembrar que, no caso dos intens 1 e 2, obviamente para quem tem plano de saúde, os valores informados são o total gasto com o titular, os dependentes e agregados. Para a Receita Federal do Brasil isso faz toda a diferença. O abatimento dessas despesas só pode ser feito para o titular e os dependentes legais. Portanto, antes de fazer sua declaração, consulte o Sindflego para obter os gastos individualizados, ou clique aqui e obtenha as tabelas necessárias, e evite cair na malha fina.
O item 3, refere-se ao valor recebido de julho a dezembro, a título de diferença de remuneração de 11%, paga através de sentença judicial, já deduzido o valor do honorário advocatício. Esse valor deve ser lançado no campo pçróprio destinado a rendimentos recebidos acumuladamente, na data de 23/12/2010 e em 6 parcelas . Isso deve-se ao fato da Receita Federal, após várias ações judiciais, ter reconhecido que a tributação de rendimentos de exercícios anteriores deve ser feita em separado dos demais e de forma definitiva.
Como isso ainda não estava regulamentado, a DRH lançou o imposto de renda de forma cumulativa. Esse imposto pago a maior será agora compensado no ajuste anual e, já a partir de fevereiro de 2011, o cálculo obedecerá à nova regra. Você pode conferir isso em seu contracheque. Menos imposto e mais dinheiro na conta.