Atualizações

Diretoria executiva e conselho fiscal fazem reunião conjunta

03/10/2023

    Em reunião realizada no dia 02 de outubro, na sede administrativa do Sindflego, com a participação dos integrantes da diretoria executiva e do conselho fiscal, várias questões foram debatidas, inclusive houve uma prestação de contas do presidente da entidade, Beto Mariano, que fez um apanhado geral dos quase três anos de mandato.

Usina fotovoltaica

    Inicialmente, foram feitos os esclarecimentos sobre os investimentos realizados ao longo do mandato, com destaque especial para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica na sede campestre, no valor de cerca de 200 mil reais, cujo retorno deverá ocorrer em, no máximo, 30 meses.

    A energia produzida tem praticamente sido suficiente para cobrir os gastos também das unidades consumidoras das pousadas de Caldas Novas e de Aruanã e da sede administrativa, além de ser uma energia limpa, renovável e sustentável, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Reforma da pousada de Aruanã

    A pousada localizada na cidade de Aruanã foi totalmente reformada, passando pela troca de todo o sistema elétrico, que apresentava problemas constantes, repintura de todas as unidades e piscinas, instalação de novos aparelhos de TV e de ar-condicionado e internet grátis, representando um investimento em torno de 50 mil reais.

Obras na sede campestre

    Investimentos importantes foram feitos na sede campestre, que passou por reforma, com a repintura de toda a parte superior, incluindo salão de jogos, banheiros, restaurante, churrasqueiras, sauna, toboágua, cogumelo, sapo e gradil, dando um novo aspecto ao clube. A segunda etapa do muro, cerca de 430 metros quadrados, está sendo concluída, fechando o lado esquerdo da área. O quiosque, localizado na parte inferior, foi aparelhado para uso exclusivo e gratuito dos filiados, contendo churrasqueira, fogão, cervejeira e utensílios de cozinha. O investimento em todo o complexo de lazer deverá ficar em torno de 90 mil reais.

Processos administrativos

     Em seguida, foram tratados dos processos administrativos que tramitam na Câmara de Goiânia: o que reivindica o pagamento da data base de 2023, que foi novamente indeferido, sem que a presidência da Câmara sequer enviasse uma consulta ao TCM/Go, mas apenas considerando um parecer incompleto e tendencioso exarado por um servidor em cumprimento de estágio probatório; e o que trata do reposicionamento dos servidores com mais de 30 anos de serviço público na referência “T”, sem aplicação de dispositivo legal. Este processo encontra-se na procuradoria para emissão de parecer, após informação da diretoria de Recursos Humanos de que o reposicionamento fora feito de forma aleatória na última referência pelo fato de as anteriores terem sido extintas, deixando claro que houve o cometimento de uma ilegalidade, há muito demonstrada pelo Sindflego.

    Vários servidores, aptos a aposentar, encontram-se em compasso de espera até ver sanada essa irregularidade e ter seus direitos restabelecidos para só depois passarem para a inatividade.

Processos judiciais

    Encontram-se em tramitação alguns processos judiciais: o que trata da diferença da data base de 2021 e 2022, onde o Sindflego obteve êxito em primeira instância, mas viu a sentença reformada pelo Tribunal, mas ainda está em fase recursal; o pagamento da URV referente ao  décimo terceiro dos aposentados está sendo feito normalmente, de acordo com a informação dos dados bancários dos aposentados, pensionistas e herdeiros, para a emissão de alvarás; tem ainda o processo da estabilidade econômica que atinge alguns servidores, cuja decisão favorável aos servidores fora reformada e também cabe recurso já protocolado; o que trata do retorno dos descontos favoráveis ao Sindflego em folha de pagamento, depois de a Câmara perder no TJGO, recorreu ao STJ, portanto, continua ainda sem definição; há ainda uma ação de indenização por danos causados em um veículo, em decorrência de um acidente natural, ocorrido na sede campestre no ano de 2007, tendo o Sindflego efetuado o pagamento, mas o requerente alegou que o valor não havia sido corrigido, gerando ainda uma dívida de cerca de 70 mil reais, que deverá ser negociada nos próximos dias, pois dessa decisão não cabe mais recurso.

Festa no Dia do Servidor

    Na reunião ficou decidido também que o Sindflego patrocinará um evento a ser realizado na Sede Campestre, no dia 28 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público. O encontro será exclusivo para os filiados em dia com suas obrigações sociais, seus dependentes legais e os beneficiários do plano de saúde mantido através de convênio com a Unimed. Uma boa oportunidade para o reencontro dos colegas, o que não ocorre desde o início da pandemia.

Decisão de concorrer às eleições

    Ao final da reunião, foi debatido o processo eleitoral que havia se iniciado e a importância de uma nova participação da atual diretoria, pelo fato de não ter sido possível fazer a transição, além da redução do número de filiados, provocada pela famigerada reforma trabalhista, que levou as pessoas a se desfiliarem temendo o desconto da contribuição sindical anual, e a suspensão arbitrária do desconto em folha, dificultando  o filiado de efetuar sua contribuição social.

    Pelo fato de existirem processos administrativos e judiciais em tramitação, pela falta de interesse dos novos servidores em participar do movimento sindical e por mais de 80% dos filiados serem aposentados e beneficiários da Unimed, a responsabilidade de quem está à frente da entidade é enorme, e não poderia deixar de levar em consideração uma nova participação no processo eleitoral.

    De forma democrática, as pessoas foram consultadas sobre o interesse em continuar na chapa e do desejo de concorrer a outro cargo. Todos se manifestaram concordando em continuar , com pequenas mudanças na composição da chapa, que não alteram a unidade que sempre demonstrou a diretoria e o conselho fiscal da entidade.

    Com a decisão unânime, a Chapa Sindflego de Luta irá concorrer às eleições de 2023, marcadas para o dia 22 de novembro, com o propósito de dar continuidade ao trabalho e buscar a filiação em massa dos novos servidores, objetivando passar o bastão de forma serena, evitando qualquer ruptura, e contribuindo para o engrandecimento e representatividade do Sindicato.

DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2023 VOCÊ TEM UM COMPROMISSO COM O SEU SINDICATO!