Primeira posse como presidente da entidade completa 30 anos
10/06/2017
Sem dúvida é uma data histórica relevante. Em 10 de junho de 1987, ha exatos 30 (trinta) anos, Beto Mariano tomava posse como presidente da AFLEGO - Associação dos Funcionários do Legislativo Goianiense, "transformada" em sindicato na década de 1990,
Áquela época a saudosa AFLEGO funcionava em um banheiro desativdao no 9º andar do Edifício Parthenon Center, na Rua 4, Centro, nas dependências da Câmara Municipal de Goiânia.
Duas chapas concorreram ao pleito, a de situação, "Ação e Trabalho", encabeçada pelo colega Ranulfo Cardoso Fernandes, e a de oposição, "União e Combate", encabeçada por Beto Mariano. Uma curiosidade é que os votos eram dados aos candidatos de forma isolada e não à chapa, podendo o eleitor votar em candidatos de chapas distintas.
Confira a Ata da Eleição da Diretoria da Aflego para o Biênio 1987/1989, redigida por Dácio Pereira Braga, dono de uma bela caligrafia, e que foi reponsável pelo registro das atas das sessões do Legislativo até seu falecimento.
Aquela posse marcou o início de uma nova entidade, voltada para a defesa intransigente dos direitos dos servidores, colocando fim no peleguismo existente e na política da troca de favores.
Junto com isso veio também a organização da entidade, a mudança para sede própria, deixando de ser um "departamento" da Câmara para se tornar verdadeiramente uma entidade representativa de classe.
Foi quando inciou-se o crescimento patrimonial, a construção da sede campestre com recursos próprios, oriundos da contrribuição social e dos bingos mensais realizados no plenário da Câmara, num clima de muita diversão e amizade. Naquele tempo era como se todos fossem membros de uma grande família, tal o nível de companheirismo e fraternidade que existia entre os colegas servidores.
Bons tempos. Grandes lutas e conquistas. Muitas greves e muitas saudades!!!
Recordar é viver!!!!